Monday, March 12, 2007

 
P R O G R A M A DO C U R S O


MACHADO DE ASSIS: LITERATURA E HISTÓRIA 2007 I - Prof. Marcos Alvito

Objetivos: Sem maiores pretensões, este curso tentará ser uma primeira aproximação à obra de Machado de Assis e permitir um breve contato com a utilização da obra de Machado pelos historiadores. O procedimento será simples: leremos alguns contos e dois romances do autor, quase sempre seguidos de estudos acerca dos mesmos, isto é: utilizaremos exemplos práticos. Buscar-se-á uma intensa participação dos alunos nas leituras, debates coordenados e, por fim, na elaboração de pequenas resenhas críticas.

Observação importante: como o ritmo de leitura é bastante intenso, recomendamos aos alunos a leitura das obras literárias ANTES do início do curso. Tão prazerosa atividade irá permitir que os debates em sala de aula sejam melhor aproveitados. Praticamente toda a obra de Machado de Assis está disponível na Internet, por exemplo no site http://www.dominiopublico.org/ .Eis a seqüência dos contos e romances que serão analisados:

“Pai contra Mãe”
“Mariana”
“O Machete”
“A Igreja do Diabo”
“Conto de Escola”
“Um Homem Célebre”
“O Alienista”
“Teoria do Medalhão”
“O Espelho”
Helena
Memórias Póstumas de Brás Cubas
“O Caso da Vara”

Dica: Todos os 10 contos a serem analisados em aula constam da antologia organizada por John GLEDSON: Contos: uma antologia – Machado de Assis. São Paulo:Companhia das Letras, 1998. Como a introdução escrita por Gledson também será lida por nós, recomendamos a compra do livro.

INTRODUÇÃO: Lendo Machado: “Pai contra Mãe” (2 horas-aula)

UNIDADE I: Introdução à obra de Machado de Assis (6 horas-aula)

UNIDADE II: Contos

UNIDADE III: Helena: paternalismo e escravidão

UNIDADE IV: Memórias Póstumas de Brás Cubas e as contradições da sociedade brasileira

Conclusão: “O Caso da Vara”, Machado e o deus Jano


TRABALHOS OBRIGATÓRIOS:
- Pelo menos duas resenhas de até quatro páginas (Arial 12, espaço 1,5), da seguinte maneira: uma resenha sobre um conto e outra sobre um romance de Machado de Assis. As resenhas deverão ser entregues no dia do debate coordenado correspondente àquele texto.

ORIENTAÇÃO ACERCA DOS DEBATES COORDENADOS:
Os grupos encarregados de coordenar os debates serão compostos por, no máximo, 3 alunos. O grupo terá 40 minutos para apresentar a estrutura e os pontos centrais do texto e 10 minutos para levantar as questões mais importantes. Os 50 minutos restantes serão utilizados para debate. Os grupos poderão preparar material complementar: fontes primárias de diversos tipos, inclusive música e literatura; breves extratos de outros autores (p.ex. que discordem do autor em questão). Este material deverá ser distribuído à turma, não se tratando de um trabalho escrito.

DEBATEDORES: Cada debate coordenado, além do grupo responsável, terá 4 debatedores que falarão na 2a. parte da aula, abrindo o debate. Cabe ao debatedor sobretudo levantar mais questões além daquelas já colocadas pelo grupo. Ele terá no máximo 5 minutos, não se trata de mais uma exposição, o propósito é o de alimentar o debate. Eventualmente o debatedor poderá trazer um material complementar, seja fonte literária seja um outro texto teórico. Mas deverá respeitar os 5 minutos para que toda a turma possa participar do debate.
Avaliação: Levarei em conta o conjunto da participação do aluno, que engloba: presença, participação nos debates coordenados e elaboração das resenhas.
Blog do curso: www.200701machado.blogspot.com


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ASSIS, Machado.
(2006) Obra Completa em três volumes. Rio de Janeiro:Nova Aguilar.11.ed.

CALDWELL, H.
(1960) The Brazilian Othello of Machado de Assis: a study of Dom Casmurro. Berkeley:Los Angeles, University of California Press.

CANDIDO, Antonio
(2004) “Esquema de Machado de Assis”, in: Vários escritos. São Paulo:Rio de Janeiro, Duas Cidades:Ouro sobre Azul.pp. 15-32.

CHALHOUB, Sidney
(2004) Machado de Assis: historiador. São Paulo, Companhia das Letras.

______________ e PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Orgs.)
(1998) A História Contada: capítulos de História Social da Literatura no Brasil. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.

FAORO, Raymundo
(2001) Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio. São Paulo, Globo.4.ed.

GLEDSON, John
(1991) Machado de Assis: impostura e realismo. São Paulo, Companhia das Letras.
(2004) Ficção e História. São Paulo, Paz e Terra.
(2006) Por um novo Machado de Assis: ensaios. São Paulo, Companhia das Letras.

SCHWARCZ, Roberto
(1981) Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo, Duas Cidades.
(2000) Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo, Duas Cidades:Editora 34.4.ed.

WISNIK, José Miguel
(2004) “Machado Maxixe: o caso Pestana”, in: Sem receita: ensaios e canções. São Paulo, Publifolha.pp.15-105.


CRONOGRAMA DE LEITURAS DO CURSO Machado de Assis

Aula 01
13/3
APRESENTAÇÃO: “Pai contra Mãe”

Aula 02
15/3
Idem

Aula 03
20/3
CANDIDO,Antonio. “Esquema de Machado de Assis” em Vários Escritos, pp. 15-32
Debate coordenado pelo professor

Aula 04
22/3
Idem

Aula 5
27/3
GLEDSON,John “A machete e o violoncelo: introdução a uma antologia dos contos de Machado de Assis”
Debate coordenado pelo professor

Aula 6
29/3
“Mariana”

Aula 7
03/4
“Mariana” + CHALHOUB,S. “Escravidão e cidadania: a experiência histórica de 1871”, Capítulo 4 de Machado de Assis, Historiador
DEBATE COORDENADO 01

Aula 8
10/4
“O machete”

Aula 9
12/4
“A Igreja do Diabo”

Aula 10
17/4
“Conto de escola”

Aula 11
19/4
“Conto de escola” + GLEDSON,John, “'Conto de escola': uma lição de história”, In: Por um novo Machado de Assis
DEBATE COORDENADO 02

Aula 12
24/4
“Um homem célebre”

Aula 13
26/4
“Um homem célebre” + Lundus

Aula 14
03/5
“Um homem célebre” + WISNIK,J.M. “Machado Maxixe: o caso Pestana” In: Sem receita. Ensaios e Canções.
DEBATE COORDENADO 03

Aula 15
08/5
“O alienista”

Aula 16
10/5
“O alienista”

Aula 17
15/5
“O alienista”

Aula 18
17/5
“Teoria do medalhão”

Aula 19
22/5
“O espelho”

Aula 20
24/5
Helena

Aula 21
29/5
Helena

Aula 22
31/5
Helena

Aula 23
05/6
CHALHOUB,S. “Paternalismo e escravidão em Helena”, Capítulo 1 de Machado de Assis: Historiador
DEBATE COORDENADO 04

Aula 24
12/6
Memórias Póstumas de Brás Cubas

Aula 25
14/6
Memórias Póstumas de Brás Cubas

Aula 26
19/6
Memórias Póstumas de Brás Cubas

Aula 27
21/6
SCHWARCZ,R. Um mestre na periferia do capitalismo
DEBATE COORDENADO 05

Aula 28
26/6
Idem

Aula 29
28/6
“O caso da vara”

Aula 30
03/7
AVALIAÇÃO DO CURSO pelos alunos
Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?